Pesquisar

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

PROMETEU-EPIMETEU

Prometeu é o personagem grego que rouba o fogo dos deuses; Epimeteu é seu irmão idiota.
"Prometeu" significa "aquele que enxerga antes", e "Epimeteu" "aquele que enxerga depois". Pois bem. O pouco que já aprendi sobre a vida me inclina a pensar que há, e haverá sempre, ocasiões nas quais somos Prometeus, isto é, enxergamos antes, exercemos um papel inteligente, e outras ocasiões nas quais somos Epimeteus, isto é, somos levados pela corrente, logrados, passados para trás, etc. A dualidade instaurada pelos dois irmãos caracteriza o comportamento humano, seja o de pessoas consideradas inteligentes, seja o das menos dotadas. É impossível ser inteligente todo o tempo, e também difícil não acertar de vez em quando, por mais desprivilegiado que se seja.
Mas devo ir além, e aqui está o meu point: é preciso querer ser Prometeu. São precisos uma atenção especial a tudo o que está ao redor, e a determinação de fazer bem-feito, o que quer que se faça. Só enxerga antes quem se volta para as coisas, quem lhes dá importância, quem lhes indaga a que vieram, e para onde vão.
Isso dito, acrescento que Prometeu é também "malandro", e engana Zeus num sacrifício. Isso, evidentemente, esse lado do nosso amigo, não deve ser imitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário