Pesquisar

terça-feira, 25 de outubro de 2011

O enigma de Capitu

Pois é... O mundo gira... e...
Lá pelos idos de 1998, eu cursava o primeiro ano de Letras na USP, e a professora de Introdução aos Estudos Literários, Iná Camargo Costa, me incutia a certeza de que Capitu não traiu Bentinho, este último é que era um problemático de carteirinha. Vários argumentos: o livro inteiro é uma obra de acusação, ele não deu a ela o benefício da dúvida, muito menos direito de defesa, etc...
Mas a vida seguiu, eu desisti da Letras naquela época, depois voltei em 2004, para me formar em 2010, e para voltar, de novo, se tudo der certo, em 2012 (estou prestando o vestibular novamente, e para Letras, novamente...), agora para estudar Espanhol. Ocorre que Dom Casmurro está na lista da FUVEST, e eu acabo de terminar a releitura desse gigantesco romance, e... Não é que eu me encontro inclinado a concordar com o Bentinho?... Acho que a Capitu pode, sim, ter traído o marido...
Mas a melhor solução para o caso foi dada pelo prof. Valter Kehdi, que em 1999 definiu Dom Casmurro como o "romance da dúvida", sendo a discussão sobre traição ou não traição algo como discutir o sexo dos anjos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário