Pesquisar

domingo, 29 de dezembro de 2013

EU: SÍSIFO

Quem me ouve dizer que li, este ano, 80 livros, e que li 96 no ano passado, sendo muitos deles catatais de quatrocentas ou quinhentas páginas, deve imaginar: esse cara gosta de ler! Ledo engano. Só me dão prazer as duas primeiras e as duas últimas páginas de cada livro. Todo o resto, isto é, o miolo, me é extremamente maçante. Mas eu leio tudo. Tudo mesmo. E há livros que já li quatro ou cinco vezes (claro, com um intervalo razoável - medido em anos - entre uma e outra leitura). E sem pular nada, mesmo nas releituras. Trata-se, então, de um masoquista? Não, amigo(a). Não se trata não. Acontece que na vida para se realizar alguma coisa é indispensável a disciplina, e este é meu point aqui: a disciplina surge justamente ali onde o prazer não está. Se vc é daqueles que só fazem o que gostam, vc não realizará praticamente nada nesta vida, sinto muito te dizer. E escrever, então? Mil vezes mais maçante do que ler! Mas já escrevi bastante coisa, também. Uns 30 contos; um romance curto, experimental, mas ainda assim um romance; 200 mini-contos, e quase 700 poemas; isso ao longo de dez anos. É até que uma boa produtividade.
Mas devo confessar algo, aqui: é que me vejo encurralado: não gosto mais de fazer seja qual for a atividade, mas também não gosto de não fazer nada. Só há uma coisa de que gosto: ficar enrolando na cama antes de levantar. Sou capaz de enrolar por quatro ou cinco horas. Meu prazer, e único. Assim também não dá. Se a disciplina é necessária, isso, no entanto, já é uma rotina para Sísifo nenhum estranhar. Eureka! É isso o que eu sou: um Sísifo!
Enfim, termino aqui, por enquanto. A pedra já rolou montanha abaixo. Tenho de subir com ela de novo.
Abraços, e feliz Ano-Bom, para quem puder tê-lo!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário